A caminhada brasileira na GP2 em busca de uma vaga na Formula 1 começou com o pé direito em 2012. Com um desempenho brilhante, Luiz Razia venceu, na madrugada deste sábado, a primeira prova do ano, no circuito de Sepang, na Malasia. Após largar em segundo, o piloto baiano, da Arden, assumiu a ponta ao ultrapassar o italiano Davide Valsecchi e seguiu resoluto para a vitória. O outro brasileiro, Felipe Nasr, da DAMS, estreou bem na categoria, com um sexto lugar.
O pódio foi completado por Valsecchi, da DAMS, e o britânico Max Chilton, da Carlin. Em quarto lugar chegou o suíço Fabio Leimer, da Racing Engineering. Com a vitória, Razia soma 25 pontos, um a mais que o italiano, que levou 18 pelo segundo lugar e mais quatro pela pole e outros dois pontos por ter feiro a melhor volta. Chilton tem 15 pontos e Leimer,12.
Felipe Nasr (oito pontos) começou bem sua trajetória na GP2. Estreante na categoria, o brasiliense fechou a prova na sexta colocação, logo à frente do do mexicano Estebán Gutiérrez, da Lotus GP (seis pontos). O monegasco Stefano Coletti, da Scuderia Coloni, foi o quinto colocado (dez pontos).
Esta foi a segunda vitória de Luiz Razia da GP2 principal. Iniciando sua quarta temporada na categoria, o brasileiro havia vencido somente em 2009, no GP de Monza. Razia terminou na 12ª colocação a temporada de 2011, vencida pelo francês Romain Grosjean, hoje na Fórmula 1 pilotando uma Lotus. Segundo colocado na Malásia, Davide Valsecchi foi o sexto no campeonato do anos passado.
Os pilotos voltam ao circuito de Sepang, às 2h15m de domingo, para a segunda corrida da rodada dupla. O grid de largada é formado com a inversão dos oito primeiros colocados na primeira prova. Por isso, o vencedor Luiz Razia partirá da oitava posição, enquanto Felipe Nasr largará em terceiro.
Categoria já revelou diversos pilotos para F-1, como Hamilton, Rosberg e Bruno Senna
A GP2 é a principal categoria de acesso à Fórmula 1. Dos sete campeões desde sua criação em 2005, seis integram o grid da principal categoria do automobilismo mundial em 2012, sendo que um deles, Lewis Hamilton, já foi campeão. Além do inglês, Nico Rosberg, Timo Glock, Nico Hulkernberg, Pastor Maldonado e Romain Grosjean também subiram para a F-1 após se destacaram na GP2. A exceção é o italiano Giorgio Pantano. A categoria já revelou também os brasileiros Bruno Senna, Lucas di Grassi e Nelsinho Piquet, além de Heikki Kovalainen, Vitaly Petrov e Sergio Pérez.
Nenhum comentário:
Postar um comentário